A Cultura Candanga foi criada em 2013 com o intuito de fortalecer grupos culturais independentes do Distrito Federal. A Associação já apoiou e realizou a gestão de diversos projetos, independentes ou patrocinados pelo Fundo de Apoio à Cultura, FUNARTE, Lei Rouanet, Petrobrás e outros certames.
Buscamos o fortalecimento da classe artística, promovendo encontros, intercâmbios entre os grupos e artistas (especialmente os de circo e da cultura popular), divulgando e participando das ações e das atividades do cenário cultural do DF.
Prestamos assessoria e suporte técnico a artistas, grupos e microempreendedores individuais, com objetivo de ampliar o acesso a recursos destinados à arte, apoiar a consolidação de trabalhos independentes e a descentralização da cultura.
Entre os principais trabalhos da entidade, destaca-se o projeto “Curumins”, que foi reconhecido pela Secretaria de Educação, em 2019, como uma das ações de maior relevância para promoção à diversidade em ambiente escolar da capital. Em 2020 conquistou o prêmio FAC Cultura Brasília 60.
O documentário Curumins foi lançado no 53º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, premiado pela Mostra Brasília. O curta é um material de apoio para o ensino da cultura indígena nas escolas, que é obrigatório (Lei nº 11.645/2008).
Destacam-se também a Mostra Cultura Candanga, a plataforma Brasília tem Cultura Popular, Festival Mestres de Circo e promoção da literatura de cordel e propostas alinhadas sustentabilidade e preservação do meio ambiente.